Os 6 principais desafios de desenvolvimento de sites e como resolvê-los
Vamos explorar alguns dos desafios que os desenvolvedores web enfrentam e como eles podem ser resolvidos.
A Internet mudou a forma como fazemos as coisas e interagimos com as pessoas. Agora ela conecta todos nós. É um lugar onde passamos a maior parte do tempo. Nós nos conectamos com as pessoas via WhatsApp ou através de mídias sociais. Procuramos remédios caseiros para diferentes doenças. Em suma, navegamos em sites para procurar as coisas com as quais nos importa. E é trabalho das startups e empresas dar aos clientes o que eles exigem.
Sem dúvida, o eCommerce mudou a maneira como as pessoas compram coisas online. Para cada empresa, é necessário um site ou um aplicativo móvel. Isso nos leva à importância do desenvolvimento de sites e aos desafios que os desenvolvedores e designers web enfrentam ao criar sites.
Não importa se você pode construir um site esteticamente agradável ou não, o que importa é que você deve envolver seus clientes de uma maneira que eles fiquem impactados e voltem novamente a lhe procurar.
Principais desafios de desenvolvimento de sites por desenvolvedores web
Se você está procurando uma agência profissional de web design, adoraríamos ajudá-lo, mas ainda pedimos que você faça algumas pesquisas e entenda o processo primeiro.
Você deve saber o que está comprando antes de realmente comprá-lo.
Neste artigo, vamos explorar alguns dos desafios que os desenvolvedores web enfrentam e como eles podem ser resolvidos sem enlouquecer ou perder nada.
1. Requisitos de clientes incertos
Antes de levar seu projeto a um desenvolvedor web, você deve pensar em algumas ideias com sua equipe e listá-las claramente sobre o que você quer do desenvolvedor do site.
O bom é ser extremamente específico sobre o projeto. Mesmo pequenas mudanças podem mais tarde causar investimentos extras. Seja exato com o que você quer em seu site e discuta com um desenvolvedor web.
2. Design Simples & Intuitivo
Você sabe que leva apenas alguns segundos para os usuários ficarem no seu site ou abandonarem seu site? Se a navegação em seu site não for simples, isso afastará suas perspectivas.
E a maioria dos visitantes nem se importa em dizer o que deu errado no processo de compra. Mas, principalmente, é devido à velocidade do site ou ao design complexo. Você terá que fazer uma autópsia via google analytics, Hotjar e outras ferramentas para ver por que o visitante abandonou o seu site.
Os desenvolvedores de sites ignoram o fato que mesmo um pouco de atraso na navegação pode fazer com que o tráfego de 20% do site caia, US$ 1,6 bilhão em vendas ou até 25% do abandono de carrinhos de compras.
Muitas opções podem causar paralisia de decisão. E de acordo com uma pesquisa feita por Chip Heath e Dan Heath para seu livro, Made to Stick, "muitas opções confundem o cliente que os faz sair de onde está e ir buscar outra opção." Isso mostra claramente que você precisa exibir o menor número de opções que puder, de modo que facilita as perspectivas de fazer a compra.
3. Escolha a hospedagem certa
Há centenas de hospedagem lá fora. Se você não tem uma pista sobre qual o melhor local para hospedar seu site, é bom receber ajuda de um desenvolvedor web profissional. Quando você desenvolve um site, é uma boa prática entender seus requisitos e sugerir a hospedagem apropriada para ele.
Até mesmo o desenvolvedor web precisa saber qual a hospedagem pode ser certa para o cliente. Para que isso aconteça, o desenvolvedor deve entender a verdadeira exigência do cliente.
4. Sem CTAs na página principal
Você sabe que mais de 70% das empresas não se preocupam em adicionar CTA em sua página inicial? Quando um novo visitante cai na primeira página, ele não faz ideia. O cliente espera que o site facilite o processo de compra. Nenhum CTA na primeira página indica que a empresa não tem ideia de como fechar as vendas.
5. Falta de escalabilidade
Um dos obstáculos mais comuns que os desenvolvedores web enfrentam é a escalabilidade. Na maioria das vezes, os fundadores desconhecem o potencial que seu produto carrega. E por isso, eles escolhem um CMS que está bom para uma startup, mas quando a base de clientes aumenta, fica difícil para um CMS lidar com grandes volumes de tráfego.
O objetivo do desenvolvedor deve ser escolher a infraestrutura de hospedagem que permite que o site funcione sem problemas em instâncias de alto tráfego sem criar atrasos ou mensagens de "largura de banda excedidas".
6. Manutenção e Segurança do Site
Então, você criou um site e está lá fora comemorando com champanhe. Mas ainda não, você mais uma coisa para se preocupar. Um site profissional é um trabalho em andamento, não é como se você tivesse desenvolvido um site e esquecer isso.
Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam é a manutenção do site. O proprietário não se importa com o quão fantástico o site é, se há um problema com produtos fora do estoque, ele só quer lidar com isso o mais rápido possível.
Às vezes, o produto em destaque pode não aparecer, ou o banner pode desaparecer. E também, o pior de todos, o site foi hackeado e as informações confidenciais do cliente são roubadas. Nesse caso, o desenvolvedor do site deve garantir que esses pequenos problemas não permaneçam por muito tempo. Ou mesmo se o fizerem, o problema pode ser resolvido num piscar de olhos.
Conclusão
Como desenvolvedor de sites, você sempre permanecerá com seus pés no chão porque sempre haverá mais um problema para corrigir, mais uma coisa a acrescentar ao site e mais uma brecha para evitar. É seu trabalho lidar proativamente com esses problemas.
Se as empresas estão gerenciando seus sites por conta própria, então elas precisam de recursos dedicados para gerenciar suas propriedades e, embora isso possa ser fácil para as corporações, mas definitivamente não é o caminho para a criação de sites para empresas pequenas.
Existem muitas agências de desenvolvimento web que auxiliam empreendedores e pequenas empresas na criação e manutenção de seus sites institucionais. No final, tudo depende de quanto de recurso possui para poder investir nas soluções certas.