O que um site precisa ter?
Com tantos sites, pode ser difícil se destacar. Veja algumas características de design e técnicas que podem lhe orientar melhor a ter um site profissional.
De fato existem mais de 1 bilhão de sites no mundo hoje.
Com tantos sites, pode ser difícil – ou aparentemente impossível – se destacar.
Conseguir tráfego para o seu site já é difícil o suficiente por conta própria, e fazer com que essas pessoas fiquem e realmente façam algo é ainda mais difícil.
Mas o que um site precisa ter, afinal?
Seu site as vezes é a única coisa que seus clientes vêem. Você quer que ele seja tão incrível que atraia a atenção de seus visitantes.
E você está com sorte. Porque neste post nós iremos informar tudo o que sabemos sobre o que seu site precisa ter, para ser um ótimo site.
O que faz tornar um site bom?
Este é um assunto muito grande para resolver e há milhares de livros e cursos escritos em web design.
Aqui estão os quatro princípios básicos do que faz um bom site para ter em mente antes da sua reformulação ou lançamento:
Propósito
Um grande projeto começa com um propósito em mente. Pergunte a si mesmo: "O que eu quero fazer com esta página?" Se uma página não tem um propósito claro, considere se livrar dela.
Esteticamente agradável
Esse assunto será abordado mais a frente na sessão de design visual, mas seu site precisa parecer bom. Se o seu site parece ter sido construído nos anos 90, é hora de uma atualização.
Conteúdo relevante e original
Seu site deve mostrar conteúdo relevante para o seu público-alvo. Plágio é ilegal e penalizado pelo Google. Além disso, é melhor ser uma "primeira versão" do que uma segunda versão de outra pessoa.
Fácil de navegar
Saiba que a navegação importa. Qualquer página em seu site deve estar dentro de três cliques de qualquer outra página em seu site. Sua navegação deve ser intuitiva e simples. Isso ajuda tanto o Google e a otimização do seu site.
Agora que exploramos os principais princípios, vamos aprofundar um pouco mais.
Design visual do site
O design do site ainda importa muito? Sim.
Vamos lhe informar o que você deve fazer para fazer seu site parecer ótimo.
O design afeta tudo, desde a taxa de conversão até o tempo de permanência do usuário na página, confiabilidade e backlinks orgânicos (que ajudam você a ficar bem posicionado no Google.)
Então a equação se parece com isso:
Ótimo design do site = Mais confiança = Melhores conversões.
Como você faz seu site parecer ótimo? Comece com sua marca.
Branding através do design do site
Sua marca é sua imagem. Tudo, desde as cores que você usa até as fontes que você escolhe, afeta a percepção das pessoas sobre quem você é.
Em seu guia de branding (veja aqui), Sonia Gregory diz que "como uma pequena empresa, você pode estar competindo contra grandes marcas com clientes dedicados. É por isso que você tem que encontrar maneiras de diferenciar — com um processo sólido de construção de marca própria."
O que você quer que as pessoas pensem quando acessarem seu site?
Ousado, moderno, satírico, profissional, outra coisa?
Você pode transmitir essas coisas através do seu projeto. Basta dar uma olhada na psicologia da cor (link em inglês) – cores diferentes transmitem emoções diferentes.
Um estudo intitulado de "Impacto da cor no marketing" descobriu que até 90% dos julgamentos instantâneos feitos sobre produtos podem ser baseados apenas na cor, dependendo do produto.
Além da cor, você também tem a escolha da fonte. E sim, há uma psicologia por trás da escolha da fonte também (neste link).
Independentemente da fonte que você escolher para o seu logotipo e esforços de marca, você deve sempre escolher a legibilidade em vez da sensação emocional para a sua fonte principal do corpo. Normalmente isso significa fontes sem serifas, pois eles possuem uma leitura melhor na web.
Encontrar, projetar e usar imagens
As imagens são uma parte importante do design do site. E ainda assim muitas pessoas fazem isso errado.
Grandes imagens agregam valor ao visitante. Eles ajudam a explicar um ponto chave e dão um tempo aos olhos. Eles até ajudam a vender seus produtos e serviços.
Tenha cuidado, porque imagens ruins realmente aumentam a taxa de rejeição.
Lembre-se do princípio do design #1: Grande design tem um propósito em mente.
Qualquer imagem que não tenha um propósito é uma imagem ruim.
Se você precisava de mais incentivo, a velocidade de carregamento da página (que será explicado mais a frente), é extremamente importante para o SEO e a usabilidade. Ter muitas imagens grandes atrasa seu site.
Mas para lhe dar alguma inspiração, aqui estão alguns exemplos de boas imagens que você pode usar:
- Fotografia de estoque de alta qualidade
- Designs personalizados e gráficos vetoriais
- Fotografia profissional (ou pelo menos bem-feita)
- Gráficos de pontos de dados
- Screenshots
Aspectos técnicos do site
Os aspectos técnicos do site inclui coisas como:
- Design responsivo e mobile-friendliness (amigável aos dispositivos móveis)
- Velocidade de carregamento da página
- Otimização de sites (SEO)
- Criptografia SSL
- Arquitetura e navegação de sites
Se alguma dessas coisas te fez dizer "O quê?", não se preocupe. Vamos explicar todos em termos leigos.
Design responsivo e mobile-friendliness
O design responsivo é a abordagem que sugere que o design e o desenvolvimento devem responder ao comportamento e ao ambiente do usuário com base no tamanho da tela, plataforma e orientação.
Em outras palavras, um site responsivo é aquele que se apresenta bem em todas as telas e dispositivos. É amigável para dispositivos móveis e atende ao dispositivo que você está vendo.
Se você acha que isso soa complicado... Ele é.
Mas é importante. Na verdade, os smartphones agora representam mais de 51% de todo o tráfego online, e os tablets chegaram a pouco mais de 12%. E esse número está crescendo.
Além disso, o Google se preocupa muito com o mobile-friendliness. Na verdade, eles colocaram uma prioridade no ranking de sites mobile-friendly, uma atualização chamada "Mobilegeddon" em 2015 (leia mais sobre como o design responsivo afeta o SEO do seu site).
Finalmente, o mobile-friendly torna uma melhor experiência de usuário. E, em última análise, é tudo sobre o usuário. São eles que abrem as carteiras para manter seu negócio à tona.
Velocidade de carregamento do site
De acordo com pesquisas feitas pela Akamai e Gomez.com, quase metade dos usuários da web espera que um site carregue em 2 segundos ou menos, e eles tendem a abandonar um site que não é carregado em 3 segundos!
Isso não te dá muito espaço. Mas se você ainda não está convencido, saiba isso:
Cerca de 79% dos compradores online que têm problemas com o desempenho do site dizem que não voltarão ao site para comprar novamente, e cerca de 44% deles diriam a um amigo se tivessem uma experiência ruim comprando online.
Em outras palavras, se a velocidade do seu site é muito ruim, você perde.
Otimização de sites (SEO)
SEO significa otimizar seu site para aparecer em mecanismos de busca como o Google. É o pão e manteiga do que faz um bom site.
Feito corretamente, ele pode levar milhares de pessoas para o seu site todos os meses sem nenhum esforço extra.
Feito mal, ninguém vai encontrá-lo no Google.
Há três passos básicos que podem ajudar a melhorar o SEO do seu site de forma bem simplificada:
- Saiba quem você quer atingir e realize pesquisas de palavras-chave.
- Otimize as páginas do seu site com SEO visando essas palavras-chave.
- Crie uma estrutura e releância forte em torno de um grande conteúdo voltado para essas palavras-chave.
Saiba mais sobre nossa agência de SEO, que é referência no Brasil, e como fazemos a otimização do seu site.
Protegendo seu site com criptografia SSL
Você provavelmente já viu a pequena fechadura verde em sua barra de endereços ao lado de um site.
Isso se chama criptografia SSL.
O Google dá aos sites criptografados um pequeno impulso de SEO. Mas talvez mais importante do que isso é o fator de confiança que dá aos seus visitantes.
Isso é especialmente verdade se você quer vender qualquer coisa em seu site. As pessoas querem saber que suas informações estão seguras antes de abrir sua carteira.
Arquitetura e Navegação do Site
Lembre-se do princípio do design #4: Tenha uma navegação de site clara.
A navegação é importante por duas razões principais:
- Melhor SEO (porque torna mais fácil para o Google indexar seu site).
- Melhor usabilidade (porque é mais fácil para os visitantes encontrarem o que desejam).
Lembre-se de usar a "regra dos três cliques": Cada página do seu site deve estar dentro de três cliques de qualquer outra página em seu site.
Você também deve manter suas chamadas mais importantes para ação no topo da página. É aqui que o maior número de pessoas vê, por isso é um ótimo lugar para um botão "compre agora", uma aba "entre em contato conosco" ou um botão "saiba mais".
Conclusão
Basicamente, seu site, em especial sites institucionais, é um dos ativos mais importantes do seu negócio. É a coisa que todos – seus clientes, acionistas, amigos, família e gato – vêem quando pensam em fazer negócios com você.
Ao manter seu site atento, você garante que todos os que o visitam o vejam como confiável, profissional e digno de fazer negócios.
Além disso, um site forte puxa o tráfego através do Google, recebe links de sites autoritários e é compartilhado com mais frequência.