O que é a busca orgânica na otimização de sites?
O tráfego orgânico é vital para qualquer negócio e a otimização de site irá lhe ajudar a conduzir visitantes qualificados que querem comprar da sua empresa.
Milhares de pessoas vão ao Google, ou outro mecanismo de busca, e procuram por algo ou alguma coisa que desejam saber mais a respeito. E entre os resultados, a busca orgânica é a que possui um maior número de resultados a sua disposição.
Segundo uma pesquisa do Search Engine Journal, 51% de todo o tráfego do site vem da busca orgânica e mais de 40% da receita é capturada pelo tráfego orgânico.
É por isso que a busca orgânica é tão importante como um comerciante. Ela ajuda a construir sua marca, gerar vendas e fornecer valor ao seu público.
Abaixo, vamos saber mais sobre a busca orgânica e como ela afeta os trabalhos de otimização de sites, para entregar o melhor conteúdo ao usuário e melhorar a experiência de navegação dos mesmos.
O que é uma busca orgânica?
Os resultados da busca orgânica são os resultados não pagos que aparecem em uma página de resultados do mecanismo de busca após uma consulta. Ou seja, são todos os resultados que não aparecem a palavra “Anúncio” abaixo dele.
Em uma forma mais técnica, a busca orgânica compreende todos aqueles resultados de busca que são produzidos pelo algoritmo individual dos mecanismos de busca. Este algoritmo é determinado pelo operador do mecanismo de busca, e pode variar de um fornecedor para outro.
Portanto, as páginas de resultados de busca do Google, Bing ou Yahoo não são necessariamente as mesmas para um determinado termo de busca. A busca orgânica é diferente da busca paga na medida em que a posição para busca paga é determinada apenas se o anunciante está disposto a pagar por ela.
Esses resultados são normalmente gerados com base em fatores de otimização de sites para mecanismos de busca (SEO), incluindo backlinks, autoridade de domínio e relevância. Você pode ver sobre o funcionamento do SEO em nosso artigo, como funciona o SEO.
O tráfego orgânico é uma das principais fontes de tráfego no mercado para gerar novos negócios, leads, lista de e-mails, entre outros, porque, uma vez que é feito e possui resultados bem sucedidos, é uma fonte de tráfego inesgotável.
Embora uma estratégia de SEO na busca orgânica possa levar tempo, é mais provável que gere leads e receitas porque é uma forma não perturbadora de entrega de conteúdo. Além disso, as buscas orgânicas produzem tráfego relevante porque você está respondendo às perguntas dos usuários no momento deles.
Qual a importância da busca orgânica para a otimização de sites?
A busca orgânica é o foco de todos os esforços em SEO. Atingir este objetivo está se tornando cada vez mais difícil diante da forte concorrência e conteúdos cada vez mais direcionados para responder as perguntas dos usuários.
Além disso, o Google muda seus próprios algoritmos regularmente, de modo que os profissionais de otimização de site devem responder rapidamente a fim de manter posições no ranking que anteriormente eram alcançadas na busca orgânica.
Às vezes é até mesmo necessário reverter medidas anteriores de SEO para evitar penalidades.
Um exemplo disso é a chamada "remoção de link" que prevaleceu no período logo após a atualização do Google Penguin em abril de 2012. Muitos webmasters então tiveram que apresentar pedidos de reconsideração para que a penalidade fosse levantada.
Devido ao maior enriquecimento dos resultados de pesquisa orgânica com imagens, gráfico de conhecimento, resultados no mapa do Google e a orientação da consulta de pesquisa, também é mais difícil para os webmasters obterem os melhores resultados nas páginas de resultados de pesquisa.
A distribuição de anúncios pagos varia muito, mas dependendo da palavra-chave ou consulta de busca, é possível que os primeiros quatro resultados de busca sejam anúncios pagos, o que significa que mesmo com um ranking superior para a busca orgânica, o site pode aparecer apenas na metade da página.
Portanto, para indústrias ou palavras-chave com muita concorrência nos SERPs, pode fazer sentido conduzir uma campanha do Google AdWords para garantir a visibilidade de certas palavras-chave.
Vantagens do tráfego orgânico para sua empresa
O tráfego de busca orgânica traz visitantes qualificadas
É bom ter força em números quando se trata de tráfego. Mas igualmente importantes são as coisas que não podem ser quantificadas. Estamos falando sobre a qualidade desse tráfego.
Você quer o tipo de visitantes que irão se converter em clientes, certo? Claro que você quer! Como você determina a qualidade de um visitante? Através da intenção de busca.
Qualquer pessoa que digita uma consulta de busca tem uma intenção específica. E eles esperam que o conteúdo que encontram nas SERPs satisfaça essa intenção.
Se você puder entender a intenção de busca de seus potenciais clientes, isso transformará seu marketing de várias maneiras.
O tráfego orgânico é uma abordagem sustentável
Quer saber o que é lamentável sobre o PPC, ou tráfego pago? Ele requer investimento constante, manutenção e manipulação. Claro, você obterá resultados rápidos. Mas será de curta duração.
No momento em que você parar de investir dinheiro no tráfego pago, você perde todas as oportunidades que poderão vir se tivesse bem posicionado. O tráfego orgânico, por outro lado, é sempre verde.
Isso significa que leva tempo, mas os resultados são duradouros. Uma vez estabelecida a visibilidade do mecanismo de busca, ele servirá ao seu negócio durante anos após sua implementação.
A busca orgânica é econômica a longo prazo
O tráfego orgânico não é fácil de ser conquistado. É preciso tempo e dinheiro. A diferença é que ainda é mais barato do que o PPC e lhe dará um maior ROI a longo prazo.
Por exemplo, os ativos que você desenvolve para uma estratégia orgânica trazem muitos benefícios de relevância e autoridade para sua marca. Pense em todas as tarefas nas quais você poderia investir para conduzir mais tráfego orgânico.
Todo seu conteúdo, marca e outros ativos on-line que você desenvolve nesse processo estão lá para ficar. E eles continuam a subir de valor com o passar do tempo.
Mesmo se você parasse de investir na busca orgânica, esses ativos ainda estariam trabalhando para seu negócio. Você teria tráfego porque construiu um sistema que se sustenta por ter transmitido experiência e autoridade.
Agora imagine que você está gerando tráfego e que está pagando pouco ou nenhum dinheiro por ele.
Seu custo por visitante orgânico diminuirá por muitos fatores, enquanto seu retorno for aumentando através do tráfego qualificado. Tenha em mente que este é um efeito cumulativo que acontece ao longo do tempo. Ainda assim, é uma posição fantástica para se estar.