O design do site pode frustrar os esforços de SEO?
O design do site e o desempenho de pesquisa orgânica estão ligados, o que quer dizer que o design tem efeito na capacidade de um site se classificar bem para termos relevantes.
A otimização para mecanismos de busca (SEO) às vezes é vista como um assunto bastante complexo que levanta muitas questões – embora seja considerada uma área-chave do marketing na internet. Uma das perguntas mais frequentes em relação a este tópico é se o design do site afetará ou não os esforços de otimização do site. Bem, vamos deixar bem claro neste post que um design ruim de site prejudica o SEO.
Digamos que um cliente em potencial decide pesquisar um produto ou uma solução para um problema específico e acessa o seu site institucional ou loja de comércio eletrônico. Isso pode ser uma ótima notícia, porém, se o design ruim do site desencorajar esse potencial cliente a se envolver com o conteúdo do seu site, ele simplesmente voltará para a página de resultados do mecanismo de busca para procurar outra resposta para a pergunta inicial. Se isso acontecer, os mecanismos de busca serão informados de que a pergunta do usuário não foi tratada adequadamente e, pior, que seu site foi a resposta errada para suas perguntas.
Para ajudá-lo a criar um design de site que irá ajudá-lo com seus esforços de SEO, aqui estão alguns exemplos de erros de web design e um olhar mais atento para os componentes mais importantes do SEO.
Exemplos de erros de design de sites ruins
Texto difícil de ler
A fonte que você usa em seu website deve ser grande o suficiente para ler claramente. Além disso, deve-se considerar cuidadosamente a cor que será utilizada. No final do dia, se o seu conteúdo for muito desafiador para ler, seus visitantes não ficarão muito tempo em seu site. Felizmente, você pode usar uma ferramenta de legibilidade que irá ajudá-lo a garantir que os usuários achem seu conteúdo fácil de ler.
Notificações pop-up
Embora uma notificação pop-up possa ser útil, é uma grande irritação entre os usuários da Internet, ainda mais se eles forem recebidos com um pop-up antes mesmo de olharem para o conteúdo do seu site. Se você sentir uma forte vontade de incluir um, certifique-se de não usar muitos. Além disso, como regra geral, primeiro você precisa convencer seu público-alvo a confiar em sua empresa ou marca antes de solicitar seus dados pessoais, como um número de contato ou endereço de e-mail. Portanto, não deixe seu pop-up aparecer no momento em que eles chegam ao seu site.
Vídeos que se reproduzem automaticamente
Se você quiser deixar seus vídeos ou áudio serem reproduzidos automaticamente, ele deve ser silenciado, a fim de não prejudicar quem está acessando o website.
Arquivos grandes
A realidade é que, infelizmente, nem todos são abençoados com internet rápida (ainda). Outra realidade é que quase metade dos usuários da Internet espera que uma página carregue em menos de cinco segundos. Portanto, se o design do seu site depende de muitos arquivos de vídeo e imagem grandes que levarão a um tempo de carregamento lento, é algo que os designers do seu site devem prestar atenção imediatamente. Felizmente, existem ferramentas online disponíveis que você pode usar para avaliar a velocidade de carregamento do seu site.
Layout ruim
Se o seu layout estiver desordenado, os visitantes do seu site são menos propensos a se envolver com seu conteúdo e, como resultado, eles provavelmente retornarão à página de resultados do mecanismo de busca. Então, o que constitui um bom layout amigável ao SEO?
Para começar, é uma boa prática colocar respostas no topo de suas diferentes páginas para que os usuários possam encontrar as respostas que estão procurando de forma fácil e rápida. Por exemplo, quando seu conteúdo-chave aparece abaixo da dobra (em outras palavras, ele é posicionado na metade inferior da página que não é visível sem rolar ela para baixo), seu design do site se torna "NÃO-amigável". Portanto, dê outra olhada no layout da sua página e talvez redimensione as imagens para que seu conteúdo possa aparecer acima da dobra.
Uma segunda dica de desenvolvedor de sites é abraçar o espaço em branco. Ao dar aos seus blocos de texto um espaço adequado, você pode aumentar o engajamento. Considerando tudo, deve ser fácil para os visitantes do site encontrar seu caminho em torno de seu site. Portanto, certifique-se de tornar sua navegação funcional usando seu cabeçalho e rodapé de forma consistente.
Conteúdo de má qualidade
Se o seu site não possui conteúdo de alta qualidade que garante impressionar, seu site não chamará a atenção. Além disso, se outros sites não veem seu conteúdo como de alta qualidade, você fecha a porta sobre suas chances de criar backlinks (mais sobre isso mais tarde neste post no blog) – design de site profissional e criação de conteúdo profissional andam lado a lado.
Ignorando dispositivos móveis
Seu site precisa ficar bem o tempo todo, o que significa que ele precisa ser projetado com todos os dispositivos em mente. No final do dia, seus rankings não melhorarão se seu conteúdo não tiver sido projetado para vários tamanhos de tela. Portanto, não deixe de usar uma das ferramentas online, como o teste mobile do Google para ver por si mesmo se o design do seu site é responsivo, de fato, acessível ao navegar por um dispositivo móvel.
Componentes cruciais da otimização de sites
Armados com esse conhecimento sobre esses erros comuns de web design, os seguintes componentes cruciais do processo de SEO ajudarão seu site a se classificar mais alto nos resultados do mecanismo de busca.
Concluindo uma auditoria no site
Para garantir que os diferentes mecanismos de busca, como o Google, possam indexar seu site corretamente, é muito importante que você complete uma auditoria no site. Com a ajuda de uma auditoria, você pode, por exemplo, garantir que não haja problemas com a velocidade de carregamento do seu site (um dos erros fatais de web design discutidos anteriormente). Exemplos de outros aspectos que a atenção será dada para incluir o conteúdo atual do site e o perfil backlink. Como o Google detesta absolutamente conteúdo copiado, verificar o conteúdo do seu site durante uma auditoria também é fundamental.
Pesquisando palavras-chave
Suas postagens no blog não serão capazes de direcionar o tráfego orgânico que você estava esperando se o conteúdo do seu site foi criado usando as palavras-chave incorretas. Portanto, é fundamental que você identifique palavras-chave que possam se vincular aos objetivos da sua empresa. Você pode, por exemplo, fazer uso de um mapa mental para ajudá-lo com este passo. Pensar nos tópicos do seu site e posts no blog pode ajudá-lo a apresentar as ideias mais adequadas para as palavras-chave que você deve usar. Por exemplo, se você identificou planos alimentares como um tópico, uma das possíveis palavras-chave pode ser a culinária vegetariana. Se você ficar preso durante sua sessão de brainstorming, pode ser uma boa ideia entrar em contato com o seu mercado-alvo ou participar de um dos fóruns que eles normalmente explorariam.
Uma vez que você tenha uma lista com ideias para possíveis palavras-chave, você terá que revisar sua lista prestando atenção ao volume de pesquisa, dificuldade de palavras-chave e valor do negócio. Lembre-se que você quer direcionar potenciais o suficiente para o seu site de negócios. Portanto, se você estiver usando palavras-chave que não possuem volume de pesquisa suficiente ou não oferecem nenhum valor para o seu negócio, todo este exercício será inútil. Para ajudá-lo a determinar se uma possível palavra-chave oferece valor de negócios suficiente, pergunte a si mesmo se você será capaz de vincular seu produto ou serviço a esta palavra-chave. Se não, é melhor riscar essa palavra-chave da sua lista.
Além disso, se você só visa palavras-chave que já são muito competitivas, você pode descobrir que é difícil classificar para estes termos. Para começar, faça uma lista com palavras-chave mais específicas para cobrir um tópico mais amplo.
Criando conteúdo
Depois de identificar as palavras-chave mais adequadas para incluir no conteúdo do seu site, sua próxima tarefa será criar o conteúdo real. Para começar, você precisará prestar atenção ao formato que você usará.
Ao fazer uma pesquisa no Google, você terá uma ideia melhor do tipo de conteúdo do site, como uma postagem no blog, vídeo ou revisão, que está tendo um bom desempenho no momento. Seu próximo passo será, então, tentar encontrar uma maneira de criar conteúdo que será melhor do que o que está atualmente no topo do ranking. Talvez um desses tópicos possa ser explicado de forma mais clara, ou talvez os posts de blog de alta autoridade estejam desatualizados e faltando um tópico específico? Também pode ajudar a voltar sua atenção para a experiência do usuário. Pode ser que o formato ou o tamanho da fonte do conteúdo de topo precisa ser melhorado para que possa ser mais fácil para os usuários lerem.
Em seguida, quando chegar ao estágio onde você pode colocar caneta no papel (ou melhor, pontas dos dedos para teclado), certifique-se de que você se concentre um pouco mais nas duas seguintes áreas: a introdução e subtítulos. Sua introdução deve ser interessante o suficiente para que os visitantes do seu site sejam encorajados a continuar lendo o resto do seu post no blog. Também deve ser conciso, mas explicar claramente do que se trata o artigo. Depois que os usuários leram sua introdução, eles muitas vezes primeiro digitalizam as subtítuis antes de se comprometerem a ler todo o artigo. Assim, assim como sua introdução, suas subtítulas diferentes devem resumir do que se trata o artigo, mas ainda assim conseguem criar algum interesse entre os visitantes do seu site.
Escrever tags de título eficazes e meta descrições
Sua tag de título e meta descrição são elementos-chave que ajudarão a encorajar os usuários a clicar em seu conteúdo. O segredo para escrever metadescrições eficazes e tags de título é encontrar uma maneira de comunicar qual contribuição valiosa sua página pode fazer. Idealmente, sua tag título não deve ter mais de 60 caracteres, enquanto as meta descrições devem ser de no máximo 160 caracteres. Embora possa ser tentador, tente não incluir muitas palavras-chave. Em vez disso, a linguagem que você usa deve ser o mais natural possível e incluir verbos e adjetivos. Você também pode incluir números ou símbolos na sua tag de título para se destacar mais.
Construindo backlinks
Em suma, um backlink é criado quando um site diferente se conecta ao seu site. Aos olhos de mecanismos de busca como o Google, um backlink transmite confiança em seu conteúdo.
É um tema bastante complexo, mas um dos fatores mais importantes a considerar é a qualidade de seus backlinks. Por exemplo, é melhor ter páginas com conteúdo relacionado ao seu site e apenas alguns links para vincular ao seu próprio site. Considerando tudo, leva algum tempo para obter backlinks e, portanto, você quer se concentrar em obter backlinks de alta qualidade desde o início.
Conclusão
Um dos pontos mais importantes a serem lembrados no que diz respeito à otimização de sites é que é um processo contínuo e consistente. Mesmo com um design certo, você não verá resultados imediatamente. Também não há hacks fáceis. Em vez disso, exige que você invista esforço e tempo.
Você também terá que ter certeza de que está familiarizado com o comportamento do seu público-alvo. Portanto, é fundamental que você complete os testes de usuário para determinar se seu design é bom o suficiente e atenderá às expectativas dos usuários. Felizmente existem vários serviços disponíveis que você pode usar para coletar feedback em relação ao seu site, a funcionalidade geral do seu site e como seus visitantes estão interagindo com suas páginas da Web. O segredo é nunca parar de testar!
Quer que seu site fique mais alto nos resultados de pesquisa do Google? Entre em contato com nossa equipe para descobrir como nossos serviços de SEO podem ajudar seu negócio.