Dicas de como ficar bem posicionado no Google
Vamos facilitar o seu entendimento e orientar a ter um site bem posicionado no Google com essas dicas de ouro, levando em conta o conteúdo, relevância e autoridade.
Dentre os principais mecanismos de buscas atuais, o Google é de longe o que mais interessa a língua portuguesa, por dominar mais de 90% das pesquisas no Brasil.
Há muitas questões entre gerar tráfego e fechar uma venda ao final do processo, porém, quem se encontra na primeira página do Google hoje pode estar obtendo tráfego qualificado e diminuindo as etapas de venda através de uma excelente apresentação de seus produtos e serviços com um site profissional.
Para ficar bem posicionado no Google, é preciso ter noções básicas de SEO, ou otimização de sites, que resumiremos abaixo em alguns tópicos, para facilitar o entendimento e orientá-los a aprofundar mais em cada um deles.
Dica 1: entenda o resultado do Google para suas palavras-chave
Esse passo é muito importante e serve como base para o restante das outras etapas.
Para cada palavra-chave o Google exibe resultados diferente, de acordo com o histórico de interações entre o conteúdo dos sites que estão bem posicionados.
Há pesquisas que são para fins comerciais e informacionais, então, o Google irá determinar o que é melhor para cada busca.
Sabendo disso, o que você deve fazer é analisar todos os sites que estão na primeira página do Google para cada palavra-chave que deseja ranquear, buscando saber que conteúdo está sendo entregue para o usuário, quantas imagens possui, se existe vídeo, etc.
A sua tarefa será produzir um conteúdo que agregue o que há de melhor entre eles, desenvolvendo algo superior a fim de gerar mais valor.
Dica 2: sites bem posicionados no Google possuem relevância
Ter um site relevante fará toda a diferença a médio e longo prazo para ter uma boa classificação no Google.
Se você tem uma empresa prestadora de serviços, tente fazer uma página para cada um, seguindo a dica anterior de criar um conteúdo melhor para ela.
Tendo uma página para cada serviço, ou assunto que queira tratar, terá uma relevância muito maior do que um conteúdo amplo.
Lembre-se de que quanto mais específico e aprofundado conseguir abordar um assunto, ele obterá mais relevância e valor por parte dos usuários.
Dica 3: a autoridade acelera o posicionamento no Google
O Google compara os sites de acordo com a sua idade e referências que possui.
A autoridade se constrói através do relacionamento que seu site possui com outros, que são chamados de backlinks.
Os backlinks estão dentro da estratégia de link building, e é a influência que o seu site possui de acordo com outros que estão no mesmo nicho.
Então a medida que seu site vai amadurecendo, mais referências ele irá ganhar, e aumentar consequentemente a sua autoridade.
Opte por qualidade ao invés de quantidade. Os links de referência devem ser contextuais, ou seja, estar no mesmo contexto que o seu site, para que realmente tenha algum valor e ganhe posições nos buscadores.
Essa etapa é um dos critérios que possui mais peso para os mecanismos de busca no geral, pois, se um domínio é recente, ele ainda tem que passar por testes de estabilidade, validação de páginas, indexação de conteúdo, etc.
Em contrapartida, um domínio com mais tempo de indexação pode ter uma estratégia mais agressiva de link building, ficando bem posicionado no Google mais rapidamente.
Dica 4: um site responsivo é essencial para ficar bem posicionado no Google
Um site responsivo é desenvolvido em uma única plataforma, que se adapta de acordo com a resolução atual de seu dispositivo.
Isso significa dizer que ele ficará com uma aparência na versão desktop, outra na de desktop e outra na mobile, porém, o conteúdo e experiência é melhor explorada em cada uma delas.
Atualmente a maioria das agências trabalham com criação de sites responsivos, que é diferente de um site mobile, que é desenvolvido específico para aquelas dimensões.
É por esse motivo que o Google valoriza os sites responsivos, que por possuírem um layout mais clean e objetivo, se tornam mais rápidos para carregar, que é um outro fator de rankeamento.
Concluindo
Posicionar bem uma página no Google não é tarefa simples, mas com paciência, dedicação e esforço diário é possível ficar bem classificado.
Uma regra de ouro para essa atingir esse objetivo é ter uma regularidade em atualizar seu site, a fim de ganhar cada vez mais relevância e ser referenciado por outros sites.
Assim você irá conseguir obter os 3 pilares do SEO, que são o conteúdo, relevância e autoridade.
Caso tenha mais dúvidas, entre em contato conosco. Estamos à disposição para lhe atender.