Como funciona o SEO?
Em geral, o SEO envolve múltiplas práticas, incluindo pesquisa de palavras-chave, SEO técnico, conteúdo e link-building.
Às vezes podemos sentir o SEO como um clube exclusivo de membros que apenas os mais estimados dos profissionais de marketing são convidados.
Já dissemos isso antes e para deixar claro de uma vez por todas, o SEO não é uma arte sombria – embora muitas agências tentem mascarar como tal.
Então é hora de explicarmos como funciona o SEO em termos simples.
Como funciona o SEO?
A otimização de sites para mecanismo de busca (SEO) é o processo de otimização do seu site para melhorar suas classificações nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs).
Aparecer no topo dos SERPs demonstra aos usuários que os mecanismos de busca veem seu site como a melhor solução possível para sua consulta. Por sua vez, a confiança inerente que as pessoas têm nos mecanismos de busca resulta em uma taxa de clique mais alta e mais tráfego.
No entanto, é importante lembrar que se trata de otimizar seu site e apresentar o conteúdo de uma forma orientada em torno do valor e relevância para seus usuários primeiro, e o posicionamento da SERP em segundo lugar. Não se trata de manipulação de mecanismos de busca ou truques desonestos.
O SEO envolve múltiplas práticas, incluindo pesquisa de palavras-chave, SEO técnico, conteúdo e link-building. A realização de uma auditoria técnica em todo o site (também conhecida como otimização no local) define os fundamentos de sua campanha.
Isso pode envolver o ajuste de dados ricos (sobre a empresa, local físico, área de atuação, entre outros), títulos e arquitetura do seu site, bem como a estrutura, URLs, layout e uma série de outros elementos para garantir que seu site seja acessível e fácil de usar para pessoas e robôs.
Uma coisa a ter em mente é que, embora o Google possa parecer ter o olho de um falcão às vezes, ele é realmente mais comparável a um morcego – o Google não vê seu site como uma página visual da maneira que seus clientes fazem.
Ele funciona em vez disso enviando robôs (rastreadores) para analisar o código back-end e trata os dados coletados, para determinar o propósito do seu site e as soluções que ele fornece. Ele pode então ser devolvido como resultado de termos de pesquisa relevantes.
Claro, o Google também pode renderizar seu site em um sentido visual, mas o código é um aspecto altamente importante. Este código contém informações sobre o layout do seu site e o conteúdo dentro dele. Tudo, desde seus cabeçalhos, arquitetura e links, até a estrutura do seu menu de navegação.
Onde entra o conteúdo no SEO?
Criar conteúdo exclusivo e de alta qualidade para suas principais páginas de destino e um blog orientado em torno da sua área de atuação e seus hábitos de pesquisa só ajudarão a melhorar seus rankings.
É por isso que é tão importante pesquisar seu público e criar o que são conhecidos como personas compradoras – você pode então ter certeza de que seu conteúdo está sendo adaptado para as pessoas certas e seu conteúdo preparado para a intenção da pesquisa (informação, compra, outros).
O uso de ferramentas como o Google Analytics (GA), o Search Console e o SEMRush para determinar quais palavras-chave estão conduzindo o tráfego para o seu site pode ajudá-lo a descobrir o que precisa ser destacado no SEO em seu site.
E o "link-building"?
Claro, o conteúdo tem mais valor do que apenas palavras-chave. Produzir um ótimo conteúdo reforça a autoridade e a expertise da sua empresa em sua área.
Não importa o que qualquer agência de SEO lhe diga, apenas conteúdo de alta qualidade recebe links orgânicos de alta qualidade. Bem-vindos ao link-building. Pense que é algo semelhante a "likes". Quanto mais as pessoas gostarem (vincular) seu conteúdo, mais validado e valioso o Google avaliará seu conteúdo e mais alto nos SERPs você aparecerá. Semelhante aos "likes" nas mídias sociais, o Google irá associá-lo com quem tenha vinculado a você – spam tende a vincular-se a spam, e fontes respeitáveis tendem a vincular outras fontes respeitáveis.
O Google também leva em conta o comportamento do seu cliente durante e após sua visita ao seu site. Quanto tempo eles ficaram? Eles visitaram outro local para encontrar a resposta que precisavam?
Se o Google determinar que seu site é muito alto nos SERPs, mas os usuários estão encontrando a resposta em outro lugar, então o ranking do seu site cairá.
A melhor maneira de garantir que seus clientes permaneçam em seu site é garantir que seu site seja acessível, utilizável e que o conteúdo seja relevante e valioso. É tudo sobre o usuário. O usuário sempre virá em primeiro lugar. Otimizar o site para garantir que ele seja mais acessível para os mecanismos de busca vem em segundo lugar.
Por que preciso de uma agência de SEO?
É fácil para nós escrever uma breve explicação sobre como o SEO funciona, mas colocá-lo em prática é uma das peças chave para tudo dar certo. Existem muitas etapas para otimizar seu site, desde o web design, criação de conteúdo e pesquisa de palavras-chave, até a codificação fundamental e acessibilidade do site.
O SEO não se trata apenas de reformular seu site, colocar alguns posts de blog e esperar por atração de tráfego – o SEO é uma prática contínua e em constante evolução, não uma solução única.
O Google atualizará, os mecanismos de busca mudarão seus algoritmos e novas tecnologias e avanços continuarão a ser desenvolvidos – com trechos em destaque, por exemplo.
Manter-se no topo do SEO e as mudanças na indústria realmente é um trabalho em tempo integral. Contratar a equipe, a tecnologia e até mesmo o espaço do escritório para melhorar e manter com sucesso o seu posicionamento nos SERPs a longo prazo pode ser um empreendimento caro.
Ao contratar uma agência, você está removendo o custo (e incômodo) do recrutamento, bem como se beneficiando de conhecimento e tecnologia especializados.
Então aí está – uma breve explicação de como funciona o SEO. Se você tiver alguma outra dúvida, ou quiser saber como podemos impulsionar seu negócio, converse conosco usando o WhatsApp no canto inferior direito da sua tela, ou utilize o nosso formulário de contato ou telefone. Ficaremos felizes em ajudar.