7 dicas para melhorar o UX do seu site

Embora você não tenha tempo ou recursos financeiros para apoiar uma reformulação do seu site, existem maneiras simples e acessíveis de melhorar o UX do seu site.

Até agora, você provavelmente já foi informado mais vezes do que você gostaria de lembrar sobre a importância de uma experiência positiva do usuário em seu site. É realmente um elemento de marketing digital eficaz, afetando as percepções dos consumidores sobre sua marca, tráfego, conversões e rankings de mecanismos de busca.

Se você já teve tempo para pesquisar clientes sobre seu site ou consultar uma agência de marketing para uma análise UX, você está à frente do jogo! Olhar para o seu público-alvo (para quem você construiu seu site em primeiro lugar) ou consultar conselhos de especialistas estão entre as formas mais eficazes de avaliar seu site.

Talvez você tenha determinado que os clientes não podem encontrar seu conteúdo, estão insatisfeitos pelo quão lento saem suas páginas carregam ou não confiam em você com base em sua marca digital – então o que você faz sobre isso? Embora você possa não ter tempo ou recursos financeiros para apoiar uma reformulação do site completa, isso não significa que você tem que jogar a toalha. Existem várias maneiras simples e acessíveis de melhorar o UX do seu site.

Layout consistente

Uma parte crítica do UX é projetar um site fácil de usar e transmitir uma imagem de marca consistente entre páginas. Usar um layout semelhante em cada página ajuda a orientar o leitor através do seu conteúdo e trazer mais atenção para o seu chamado à ação. Colocar botões CTA ou formulários de contato no mesmo local em cada página provavelmente lhes dará mais cliques e conclusões, porque os usuários não têm que ir a fundo do seu conteúdo para encontrá-los.

Navegação fácil de usar

Coincidindo com um layout consistente, você pode simplificar ainda mais uma visita ao seu site através de navegação clara e organizada. Sua barra de navegação ou menu serve como o GPS para o seu site. Se você sabe para onde quer ir, essas ferramentas vão levá-lo lá. No entanto, se você está sendo apresentado a uma empresa pela primeira vez, você pode não necessariamente saber o que você está procurando logo de cara. É aqui que um caminho claro é essencial, e você pode fornecer isso aos seus visitantes muito além de uma barra de menu simples no topo da página.

Guie os usuários através de seu site com texto e imagens que indiquem a ordem ideal para olhar o conteúdo (também chamado de hierarquia visual), ou sugira conteúdo que o usuário possa gostar com base em páginas clicadas anteriormente. Suas páginas de produtos ou serviços devem sempre fornecer informações que indiquem o que os visitantes devem fazer a seguir. Seja um botão de "comprar", formulário de contato ou postagens de blog relacionadas, não apenas educar os usuários sobre uma de suas ofertas e deixá-los seguir por conta própria. Isso não é maneira de construir relacionamento ou incentivá-los a comprar de você.

CTAs em cada página

Se você quiser maximizar as conversões em seu site, você tem que chamar os visitantes para agir, certo? Se você tem botões CTA, formulários de contato, um número de telefone ou capacidade de integração com o WhatsApp, você deve ter pelo menos uma dessas chamadas para ação em cada página do seu site. Deve haver sempre uma maneira de entrar em contato com você sem ter que clicar na página 'Contato' e deixar a página atual em que você está.

Durante o processo de pesquisa ou compra, é fácil ficar preso na infinidade de informações que estamos tentando consumir e esquecer o fato de que realmente precisamos tomar uma ação para atender a essa necessidade particular. Um lembrete amigável através de um CTA ajudará a colocar seus consumidores a voltar nos trilhos e ficarem mais propensos a fazerem negócio com você.

Velocidade de carregamento rápido das páginas

Estamos muito mimados hoje em dia quando se trata da tecnologia disponível para nós. Nós literalmente temos o mundo ao nosso alcance. Dito isso, não temos quase a paciência que costumávamos ter quando se trata de velocidades de carregamento de sites. Estes não são dias iguais aos do início dos anos 2000. Devido à nossa paciência esgotada, o tempo de carregamento ideal é de 3 segundos ou menos antes de você correr o risco de perder visitantes do seu site.

Google também sabe o quão importante (e impaciente) os consumidores são, e leva em consideração a velocidade de carregamento da página quando se trata de rankings de SEO (veja dicas de SEO On Page).

Felizmente, existem várias maneiras de resolver este problema. A primeira, e provavelmente mais eficaz, maneira de acelerar seu site é indexando seu banco de dados de conteúdo. Um banco de dados desorganizado de ofertas de produtos, posts de blog e outros conteúdos faz com que seu site tenha que trabalhar muito mais para extrair as informações que o pesquisador está procurando. Organizar isso em categorias relevantes ajuda a acelerar esse processo, e isso refletirá na sua velocidade geral de carregamento.

Outro elemento que está atrasando você é a abundância de códigos de rastreamento em seu site. Confie em nós, nós gostamos muito de olhar para as análises das visitas dos usuários, mas você tem que cortar. Ter vários códigos de rastreamento funcionando ao mesmo tempo apenas retarda o sistema. Finalmente, a ferramenta PageSpeed Insights do Google Search Console pode dar uma olhada específica no que está fazendo seu site carregar lentamente e como ele está afetando suas classificações.

Imagens de alta qualidade

Se seu site serve ou não a um propósito de comércio eletrônico, o uso de imagens de alta qualidade é igualmente importante. Se os consumidores podem comprar diretamente do seu site, qual a probabilidade de você comprar algo que é exibido por uma imagem pixelada ou uma imagem que não pode ser ampliada?

Ele definitivamente vai espantar alguns compradores, então certifique-se de que você não está apenas usando imagens que refletem o padrão de produtos que você vende, mas que mostram o item de uma variedade de ângulos. Isso dará conforto aos consumidores em saber o que vão conseguir se fizerem uma compra. Mesmo que você realmente não venda seus produtos ou serviços online, você tem que atraí-los para vir à sua loja e fazer uma compra, e imagens atraentes é uma maneira eficaz de fazê-lo.

Além disso, tenha cuidado ao usar fotos de estoque em seu site. Eles definitivamente têm seu tempo e lugar: posts no blog, conteúdo do site e até mesmo sua página inicial. Mas não vá ao mar com fotos de ações, e escolha as que você usa sabiamente, para que não faça seu site parecer brega ou ilegítimo.

Verificação de visitantes

Este é um elemento que muitas vezes está faltando em diversos tipos de sites e só está levando a oportunidades de vendas perdidas. É compreensível que você queira que os compradores criem uma conta em seu site para que você possa gerenciar suas compras e ajudá-los a comprar com facilidade se eles retornarem, ou entrarem em contato através de um formulário. No entanto, às vezes os consumidores só precisam fazer uma compra rápida e não querem ter tempo para preencher um perfil completo. Oferecer uma opção para sair como convidado mostra que você é sensível ao seu tempo e atende às suas necessidades de compras. Embora possa não parecer preferível oferecer apenas um processo de checkout, lembre-se, a experiência do usuário é sobre o consumidor.

Conteúdo relevante

Você pode seguir todas as dicas acima, mas não significará muito se seu site não apresentar conteúdo educacional e relevante. O conteúdo de qualidade pode ajudar a construir confiança, melhorar os rankings dos mecanismos de busca e tornar a aparência do seu site mais atraente para os visitantes.

Da sua página inicial às páginas de produtos e serviços para o seu blog, cada página em seu site é uma oportunidade de ensinar aos visitantes algo que eles não sabiam antes de entrar em seu site. Dar-lhes as ferramentas para aprender sobre algo e tomar uma decisão de compra educada reflete positivamente em sua marca, e também aumenta a probabilidade de que um consumidor queira comprar de você.

Há muita coisa que entra na criação de uma experiência positiva do usuário para os consumidores, mas a raiz de uma presença bem-sucedida na web se resume a entender seu público-alvo. Você não pode projetar um site eficaz ou utilizar qualquer uma das dicas acima se você não sabe quem você está tentando alcançar com o seu site. Uma vez que você entenda seus consumidores, tente se colocar no lugar deles. Se você fosse um completo estranho que veio ao seu site, o que tornaria a experiência útil para você? Essa estratégia, juntamente com essas ideias e suas ferramentas de análise, ajudará você a impulsionar o UX do seu site, construindo rankings de pesquisa e vendas no processo.

Está precisando de uma agência de web design para analisar o seu site? Entre em contato conosco que iremos lhe auxiliar no que for possível.

Mais posts

Quer se atualizar?

Backlinks são links de outros sites que apontam para o seu, fundamentais para o SEO. Estratégias de link building e backlinks de qualidade aumentam a autoridade e melhoram o ranking. Evitar backlinks tóxicos e usar ferramentas de análise é essencial.

Este artigo explora como criar um site de sucesso nesse setor, abordando planejamento, design, segurança, tecnologia e estratégias de marketing.

Foque na qualidade sobre quantidade, mantenha práticas éticas e diversifique suas abordagens. Um perfil de backlinks sólido leva tempo, mas melhora significativamente o ranking nos mecanismos de busca.

Para garantir que os usuários obtenham o conteúdo mais relevante e valioso, o Google introduziu as diretrizes do EAT em 2018. Tratava-se de um conjunto específico de instruções definidas como base para avaliar a qualidade do conteúdo de qualquer site.

Quer aprender como colocar o link do WhatsApp no seu site? Neste post, vamos compartilhar um guia passo a passo simples e rápido.

Descubra a importância dos backlinks no SEO e saiba se comprar backlinks é uma estratégia válida. Aprenda a investir em backlinks de qualidade e evite penalizações.

Você tem um site novo ou já existente e quer ter um posicionamento melhor no Google? Vamos dar dicas valiosas e práticas para melhorar o ranking do seu site no Google. Confira!

Se você está procurando aumentar o tráfego orgânico e melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de busca, otimizar o SEO é uma ótima maneira de começar. Acesse e confira nossas dicas!