7 dicas de SEO On Page para otimizar suas páginas e posts de blog
Conheça a nossa lista básica de técnicas de SEO On Page para otimizar páginas de site e posts de blog e obtenha mais relevância em cada uma delas!
Uma das partes mais importantes do SEO é saber escolher as palavras-chave certas. Uma vez que você pesquisou e selecionou suas palavras-chave, é hora de aprender como otimizar páginas do seu site para elas e é aí que a verdadeira diversão começa.
Nós queremos esclarecer um ponto aqui – há MUITO conteúdo para SEO. Não é algo que você pode ler um post e, em seguida, ser capaz de implementar totalmente. Este é um guia de como otimizar uma página ou um post para uma palavra-chave específica, e não um guia sobre como otimizar totalmente seu site.
Encontrar sua palavra-chave é o primeiro passo, mas uma vez que você sabe que palavra-chave você quer usar, como você otimiza sua página para ela?
Noções básicas de SEO On Page
URL/Link Permanente
A menos que você esteja otimizando sua página inicial, sua página específica terá um link permanente, o que significa o que vem depois do .com.br/ no final de sua URL. Por exemplo, este post tem uma URL de você consegue adivinhar qual é a palavra-chave com foco para esta página? É como otimizamos as páginas dos sites.
Seu link permanente desempenha um papel importante no SEO da página, então certifique-se de não negligenciá-lo ou deixá-lo levar a URL padrão. Você pode especificar o link permanente para todas as suas postagens e páginas.
Título da página ou postagem
Certifique-se de que o título da sua página ou postagem está usando a palavra-chave. Não precisa ser exato, como no caso desse post, mas deveria, no mínimo, ter essa frase de palavra-chave no título. Certifique-se de que seu título reflete com precisão sobre o que é a página.
Conteúdo
Você precisa ter conteúdo de qualidade em qualquer página do seu site para manter uma relevância adequada aos mecanismos de busca.
Se você tem uma página que está perfeitamente otimizada em termos de SEO On Page, mas tem apenas algumas frases de conteúdo, você provavelmente não vai classificar para essa palavra-chave ou frase a menos que você tenha pouca concorrência.
Com milhões de sites institucionais online agora, não há muita chance de você não ter concorrência. Escreva um bom conteúdo, conteúdo que as pessoas queiram ler.
Ao escrever seu conteúdo, certifique-se de usar sua palavra-chave no conteúdo, principalmente dentro do primeiro parágrafo. Tente usá-lo na primeira frase. Depois usar algumas vezes, quando apropriado, ao longo do texto.
Não fique preso em trechos de conteúdo que não há lugar para ela, mas se você puder substituir alguns pronomes ou outras palavras pela sua palavra-chave, esse é um bom lugar para começar.
Se você escrever conteúdo que as pessoas querem ler, então ele naturalmente será compartilhado.
Metatag de título e descrição
Isso é o que é mostrado às pessoas nos SERPs (páginas dos resultados de busca). Se você não especificar sua metatag de título e descrição, então, por padrão, o Google mostrará o título da página como a tag de título e os primeiros 120-158 caracteres do seu conteúdo como a descrição (ou algum outro trecho de conteúdo na página).
Esse pode ou não ser o texto ideal que você quer que seus usuários vejam. Se eles não gostarem do que vêem nos SERPs, então eles clicarão na listagem de outra pessoa. Então, tire alguns minutos e escreva algo que 1) descreve com precisão sua página 2) induza o usuário a clicar nela e 3) usa sua palavra-chave (tanto no título quanto na descrição.)
Uma coisa a ter em mente é que se o Google não gostar dos seus meta dados, ele ainda pode não mostrá-los. Então tente escrever algo que seja preciso e útil, bem como interessante para que esse usuário clique em sua listagem. Quanto mais cliques você tiver na listagem, melhor os mecanismos de busca começarão a pensar que sua página é relevante e a sua classificação começará aumentar, assim que se fica bem posicionado no Google.
A maioria dos sites terá um ponto designado na postagem ou página para adicionar em seus meta dados ou será de forma automática, como acontece nos sites responsivos desenvolvidos pela Agência MACAN.
Tags de Cabeçalhos
Seu H1, H2 e H3 ainda são muito importantes. Sua página precisa no mínimo de uma tag H1 com sua palavra-chave nela, mas você pode usá-la em H2s e H3s também para obter benefícios adicionais. Mas lembre-se de usar onde ele se encaixa, não acrescente apenas lá para SEO. O conteúdo deve ser para as pessoas, não para os mecanismos de busca.
Imagens
Sua postagem ou página precisará de pelo menos uma imagem. Talvez você não sabia disso, mas você pode otimizar esta imagem para SEO também.
Primeiro, altere o nome do arquivo da foto. Não carregue IMG47147.jpg. Em vez disso, altere o nome do arquivo para sua frase de palavra-chave.
Se sua palavra-chave é caixa de papelão, então sua imagem deve ser nomeada caixa-de-papelao.jpg. Isso é uma coisa tão fácil de fazer que vai ajudar com o seu SEO, mas muitas pessoas não pensam em fazer isso antes de fazer upload da imagem.
(Além disso, antes de fazer o upload, por favor, corte e reduza o tamanho da sua foto. Seja de uma câmera, seu telefone ou um banco de fotos, provavelmente é muito grande e diminuirá a o tempo de carregamento da página. Você só precisa dele a 72dpi e geralmente não maior que 1600 pixels de largura.)
ALT Text
Quando você faz o upload de uma foto, você também precisa especificar o atributo alt dessa imagem. Isso é importante por algumas razões. Primeiro, é algo que os motores de busca captam nele, então ele precisa usar sua palavra-chave.
Mas também está lá para que os leitores de tela para deficientes visuais possam descrever a foto para usuários que precisam disso. Então, sim, use sua palavra-chave, mas certifique-se de que o atributo alt descreve a foto com precisão também.
Essa é a nossa lista básica de técnicas de SEO On Page para otimizar páginas e posts de blog.
Como nós informamos no início, esta não é uma lista abrangente de tudo o que envolve SEO. É preciso muito trabalho para colocar seu site na frente dos visitantes certos, mas esta lista ajudará você a otimizar suas postagens e páginas para as palavras-chave que você deseja ser encontrado.
DICA BÔNUS: Depois de terminar de otimizar sua postagem ou página, volte pelo seu site e procure oportunidades para se linkar internamente ao novo conteúdo que você acabou de adicionar. Links internos são uma ótima maneira de impulsionar sua postagem ou página.
Certifique-se de que quando você adicionar seu link, você não está apenas vinculando palavras como "clique aqui". Clique aqui e não transmite nenhuma relevância aos mecanismos de busca e NADA sobre o que é esse link.
Em vez disso, use sua palavra-chave como texto âncora para o seu link! Isso é MUITO BOM para a otimização do site!
Precisando de uma agência especializada em SEO para otimizar seu site? Entre em contato com a Agência MACAN agora mesmo ou fale via WhatsApp!