5 erros para evitar em qualquer site novo
Conheça alguns erros comuns que geralmente impactam negativamente nos rankings de mecanismos de busca e engajamento do usuário.
A menos que você seja um desenvolvedor profissional, construir um site é uma tarefa assustadora. Ao criar um site responsivo ou atualizar o atual, a maior preocupação que qualquer empresário tem é o seu impacto no resultado final. No entanto, antes que seu Site tenha a oportunidade de converter o tráfego em dinheiro frio e duro, você precisará atrair a atenção de compradores qualificados, geralmente na forma de tráfego orgânico de mecanismos de busca como o Google.
Para ajudar a tornar seu trabalho como dono de uma pequena empresa um pouco mais fácil, abaixo estão alguns erros comuns que webmasters e proprietários de negócios geralmente fazem que impactam negativamente rankings de pesquisa e engajamento do usuário. Para manter o pânico no mínimo, também são fornecidas as soluções e dicas para superar esses erros.
Pouco ou Nenhum Conteúdo
O Google e os outros mecanismos de busca usam o conteúdo na página como um meio de entender se uma página do site atende aos critérios de pesquisa de um usuário final. Quanto mais conteúdo de qualidade sua página tiver, maior a probabilidade de um mecanismo de busca reconhecer sua página como relevante para a consulta de um usuário, aumentando assim seu ranking nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa) para palavras-chave relacionadas. De fato, um estudo recente do Backlinko mostra que a contagem média de palavras de um resultado da primeira página do Google é de 1.890 palavras.
O que você pode fazer?
Não há número mágico de quanto conteúdo deve ter em sua página, pois essa resposta é altamente dependente da consulta que o usuário fez e sua intenção.
Por exemplo, se o seu site vende suprimentos de cozinha e você está trabalhando em um post no blog sobre os utensílios usados para fazer um brigadeiro, então essa consulta pode ser facilmente satisfeita em algumas dezenas de palavras. Por outro lado, se você está trabalhando em um post cobrindo a história do chocolate e assar, então esta resposta deve ser muito mais aprofundada.
Uma coisa que é importante ter em mente é que os mecanismos de busca não podem "ver" imagens; em vez disso, eles se baseiam nas "alt tags" da foto e em outros conteúdos informativos na página. Essa informação é especialmente importante ao avaliar as páginas da sua categoria, que muitas vezes estão carregadas de imagem com suas ofertas de produtos.
Excesso de otimização
Embora seja importante usar palavras-chave que sua página está tentando classificar, ao mesmo tempo, você não quer colocar uma grande densidade de conteúdo em apenas uma palavra-chave. Esta já foi uma tática comum que proporcionou muito valor de SEO; no entanto, hoje em dia é uma das maneiras mais rápidas de perder a confiança dos mecanismos de busca e potenciais clientes. Você deve procurar fornecer boas informações que incorporem naturalmente palavras-chave e frases. Certifique-se sempre de se perguntar se o seu conteúdo fornece valor à experiência do usuário.
Se você insiste em usar suas palavras-chave o máximo possível, considere implementar palavras-chave semânticas, ou seja, que normalmente o Google exibe ao final da página do resultado da pesquisa e que é relacionado com a sua palavra-chave.
Esquecer do usuário
UX (experiência do usuário) refere-se a como um usuário interage com um site. É o modo de apresentação do conteúdo do seu site, aliado ao modo de como ele utiliza e se está realizando as ações que você deseja que ele faça em determinadas páginas.
A interface do usuário se relaciona com a forma e intenção de como seu Site está definido: quais formulários você inclui e as informações coletadas, os botões, links e quais cores e fontes você usa. Ele se relaciona com os elementos que permitem que seus usuários interajam com seu Site.
Se isso parece confuso, não se preocupe – você não é o único a ter dúvidas sobre este tópico.
Em última análise, no entanto, não ter uma compreensão clara desses dois recursos de web design pode levar a uma experiência frustrante para seus usuários e baixa taxa de conversão do cliente. O que você deveria estar fazendo?
O Google Analytics (GA) é talvez a ferramenta mais útil para obter uma compreensão clara de quais páginas em seu site estão engajando os usuários e convertendo em vendas.
Dois pontos a ser considerados:
- Procure configurar o gerenciador do Google Tag Manager para acompanhar eventos e interações específicos em seu domínio.
- Não compare um curto tempo de permanência no site com baixo desempenho. Lembra-se do exemplo anterior de utensílios para fazer brigadeiro? Pouco tempo na página não é necessariamente uma coisa ruim.
Uma vez que você entenda o que está funcionando e o que não está, você pode começar a fazer alterações no seu site, como simplificar mais a navegação e eliminar conteúdo que parece estar perdendo clientes em vez de aumentar seu engajamento. (Dica Pro: se essas páginas estiverem funcionando bem nos SERPs, você pode redirecionar elas corretamente (usando o 301) para páginas similares e de melhor conversão).
Contentando-se com o tempo de carregamento lento da página
Ter um site que leva mais de quatro segundos para carregar significa grandes problemas para o seu negócio. A tecnologia nos permitiu navegar com velocidades sem precedentes, e à medida que entramos em 2021, é o que os usuários esperam.
Se os usuários tiverem que esperar o seu conteúdo carregar, é provável que eles passem para outro site. Não só essa alta taxa de rejeição resulta diretamente em vendas perdidas, como também é negativamente em relação ao seu desempenho geral de SEO.
Os dois culpados mais comuns pela velocidade do site lenta são imagens grandes e uma abundância excessiva de plug-ins desnecessários, além de servidor de hospedagem compartilhado que normalmente são sobrecarregados com outras aplicações e sites de maior porte.
O que você pode fazer?
Uma maneira fácil de reduzir o peso da imagem sem perder a qualidade é usar o software de compressão de imagem. Tiny PNG é um serviço gratuito que permite facilmente comprimir vários formatos de imagem.
Tags de título aleatórias
As tags de título são as palavras azuis dentro dos SERPs em que os usuários clicam. Estes são semelhantes ao título de um livro, eles são um dos lugares mais importantes que você pode transmitir o conteúdo de uma página do seu site para o Google.
Ter tags de título duplicadas e/ou vagas é extremamente confuso para os mecanismos de busca e usuários.
Outro problema com tags de título não descritivas é que elas são o que aparecem nas guias dentro do navegador do usuário. Se todas as suas tags dizem a mesma coisa, ou se elas não retratam com precisão o conteúdo na página, um usuário com várias tags abertas pode ficar confuso e frustrado.
O que você pode fazer?
Certifique-se de que você está usando tags de título em todas as suas páginas e aproveite o tempo para torná-las únicas e descritivas.
1.) Marque seus títulos
Escrever títulos eficazes é um como uma arte, mas ter ótimos títulos pode aumentar suas classificações, bem como sua taxa de clique dentro dos SERPs. Um título grande é descritivo e acionável.
Atualmente, o Google aceita tags de título de até 600 pixels de largura, o que equivale, em média, a pouco menos de 60 caracteres. Procure implementar palavras sensoriais e emocionais e exibir alguma personalidade para ajudá-la a se classificar mais alto.
2.) Use o Google Analytics
Com a capacidade de reportar sobre audiência, aquisição, comportamento e conversões, o Google Analytics está sendo recomendado novamente porque oferece uma visão mais robusta do desempenho do seu site. É importante configurar e revisar regularmente o Google Analytics para avaliar o desempenho do seu site. Ao fazer alterações em suas tags de título, certifique-se de acompanhar as datas dessas alterações para que você possa facilmente ver o impacto que essas edições tiveram no desempenho do seu site.
Mude sua configuração e suba suas classificações!
Configurar e manter um site é muito trabalhoso. Certifique-se de que você não está perdendo seu tempo ou perdendo lucros potenciais ao não posicionar corretamente seu site para ficar bem posicionado no Google. Essas mudanças simples podem resultar em grandes aumentos nas conversões de tráfego e vendas.